Foto: Magnus Nascimento
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informou nesta quarta-feira (9) que está avaliando novas soluções para a drenagem na faixa de areia da praia de Ponta Negra. Entre as alternativas técnicas em análise estão a implantação de emissários submarinos, valas drenantes e reservatórios de detenção. A gestão municipal disse que está realizando estudos de concepção para avaliar os impactos e a viabilidade de cada solução, com o objetivo de melhorar a drenagem e reduzir transtornos para moradores, turistas e o setor hoteleiro.
Segundo a Seinfra, o projeto inicial da drenagem direcionava a água das chuvas para a faixa de areia ampliada, formando “espelhos d’água” que deveriam infiltrar no solo em poucas horas. A Prefeitura, no entanto, reconheceu que o acúmulo dessa água tem gerado insatisfação na população.
Junto a isso, um trabalho de videomonitoramento da Prefeitura identificou ligações clandestinas à rede de drenagem, fazendo com que água servida também chegasse à praia e agravasse a situação. Relatórios sobre as irregularidades já foram encaminhados à Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para reforçar a fiscalização na região.
A obra de engorda da praia de Ponta Negra, entregue em janeiro deste ano, teve como objetivo ampliar a faixa de areia e proteger a orla contra a erosão costeira. Apesar dos benefícios, o acúmulo de água em dias chuvosos revelou a necessidade de ajustes no sistema de drenagem para garantir o pleno uso da praia e o conforto de moradores e visitantes.
Deu na ‘Tribuna do Norte’