(Foto: Reprodução)
Apontado pela Polícia Federal (PF) como principal operador da farra dos descontos indevidos sobre aposentadorias, o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS (foto em destaque), montou nova empresa de call center para atuar com crédito consignado destinado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social.
O novo negócio vai funcionar no mesmo local, em Brasília, em que ele mantinha as empresas de call center Truetrust e Callvox, usadas no esquema bilionário de fraudes em mensalidades associativas, revelado pelo Metrópoles. Como já mostrou a reportagem, quebras de sigilo feitas pela PF apontaram conexões entre entidades envolvidas na farra dos descontos e empresas que operam empréstimos consignados.
No último dia 30 de maio, os funcionários da Truetrust e da Callvox foram demitidos. Em seu lugar, o Careca do INSS montou a empresa Amigo Center S/A juntamente com seu filho, Romeu Carvalho Antunes, que também é investigado pela PF. O novo call center foi registrado na Receita Federal em 31 de março, antes da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril, mas está contratando novos operadores agora.
O e-mail de registro da nova empresa está em nome de Milton Salvador de Almeida Junior. Ele é sócio do Careca do INSS e de seu filho na empresa Brasília Consultoria e na Callvox. Segundo a PF, as firmas do lobista receberam R$ 53,5 milhões de entidades envolvidas nas fraudes e repassaram R$ 9,3 milhões a dirigentes do INSS, por meio de empresas e parentes.
Em um grupo de 60 ex-funcionários da Callvox e da Truestrust, apenas 12 receberam o salário referente ao trabalho de maio e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo relatos, os trabalhadores que foram pagos assinaram acordo abrindo mão de multas rescisórias e outros direitos.
Um ex-funcionário filmou, na semana passada, as dependências da Amigo Call Center e mostrou que até mesmo as cadeiras da nova empresa estão etiquetadas com a logomarca da Truetrust. Na prática, a empresa opera no mesmo endereço, mas tem nome, CNPJ, funcionários e clientes diferentes. Agora, o call center vai operar para bancos e instituições financeiras que dão crédito consignado a aposentados.
Ainda fechada ao público, a conta do Instagram da Amigo Center tem cerca de 60 seguidores e diz que a empresa cuidará dos clientes. “Mais que crédito, é cuidado de amigo.”
Deu na ‘Metrópoles‘