Termina às 23h59 desta sexta-feira (4), o prazo para inscrições no processo seletivo do segundo semestre de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os interessados devem se inscrever gratuitamente por meio do site oficial do programa: acessounico.mec.gov.br/prouni. O Ministério da Educação (MEC) alerta para que os estudantes utilizem apenas o portal oficial para evitar golpes.
Nesta edição, o Prouni oferece mais de 211 mil bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior em todo o país. Do total, são 118 mil bolsas integrais, que cobrem 100% do valor da mensalidade, e 93 mil parciais, que custeiam 50% do valor do curso. As bolsas contemplam mais de 370 cursos em 887 instituições de ensino.
Entre os cursos com maior número de bolsas, destacam-se:
- Administração: 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais;
- Direito: 4.277 integrais e 8.875 parciais (total de 13.152);
- Pedagogia: 8.465 integrais e 2.874 parciais (total de 11.339);
- Educação Física: 6.063 integrais e 2.876 parciais (total de 8.939);
- Medicina: 988 integrais e 171 parciais (total de 1.159).
As informações detalhadas sobre as bolsas — incluindo instituição, curso e cidade — estão disponíveis no Portal Acesso Único.
Quem pode participar
Para concorrer a uma bolsa do Prouni, é necessário:
- Ter concluído o ensino médio;
- Ter participado do Enem 2024 ou 2023, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação;
- Não ter feito o Enem na condição de treineiro.
O sistema considera a melhor média entre as duas edições mais recentes do Enem para fins de classificação.
Além disso, os candidatos devem se enquadrar em pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado todo o ensino médio em escola pública;
- Ter estudado em escola privada com bolsa integral ou parcial;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública (nesse caso, concorrendo a cursos de licenciatura e pedagogia, sem limite de renda exigido).
Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até 1,5 salário mínimo. Para bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos. Os candidatos também devem optar por concorrer na modalidade de ampla concorrência ou por meio de políticas afirmativas (para pessoas com deficiência e autodeclarados indígenas, pretos ou pardos).
Divulgação do resultado
O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira (7). Já a segunda chamada está prevista para o dia 28 de julho. Ambas serão publicadas na página do Prouni, no Portal Acesso Único.