Faturamento do turismo do RN cresce 13,2% em março, aponta pesquisa

Foto: Adriano Abreu
O turismo do Rio Grande do Norte teve um início de ano acima da média nacional, com crescimento expressivo no faturamento do setor. Apenas no mês de março, a alta foi de 13,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que coloca o Estado entre os destaques do País. No acumulado do primeiro trimestre, a elevação foi de 8%, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), com base em números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O bom desempenho acompanha a tendência nacional. O Brasil fechou o trimestre com faturamento recorde de R$ 55,4 bilhões, superando o melhor resultado histórico até então registrado em 2014. No mês de março, o valor alcançou R$ 13,6 bilhões no País, com o Rio Grande do Norte faturando R$ 127,7 milhões no mesmo mês. Os dados referem-se ao faturamento do turismo sem incluir o transporte aéreo.

Os resultados são atribuídos a um conjunto de fatores, entre eles a promoção qualificada do destino, melhorias na infraestrutura e estratégias dos mercados emissores. Para Antônio Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (Abav-RN), o avanço é fruto de um trabalho articulado entre o setor público e a iniciativa privada.

“Os dados refletem um esforço coletivo e estratégico que vem sendo feito nos últimos anos. O crescimento expressivo do faturamento do setor turístico, especialmente no mês de março, comprova que o Rio Grande do Norte está colhendo os frutos de um trabalho sério de promoção e estruturação do destino”, afirma.

Ele também destaca o papel das instituições públicas no fomento da atividade turística do Estado. “Destaco aqui o papel fundamental da Emprotur e da Secretaria Estadual de Turismo, que vêm conduzindo ações consistentes de divulgação nos mercados emissores, além de investimentos em capacitação, inovação e fortalecimento da nossa imagem enquanto destino turístico competitivo e sustentável”, completa.
De acordo com a análise da Fecomercio-SP, o crescimento registrado em diversos estados foi impulsionado principalmente pelo carnaval. Apesar de não detalhar por Estado, o levantamento mostra que a taxa de ocupação da rede hoteleira avançou, acompanhada por uma alta nas tarifas, ao mesmo tempo em que o segmento de alimentação e o de serviços turísticos também apresentaram elevação de faturamento. Para os representantes do setor, o RN tem conseguido se posicionar de forma consistente no cenário nacional e internacional.

A secretária estadual de Turismo, Marina Marinho, avalia que os resultados obtidos no primeiro trimestre são prova do acerto das estratégias adotadas pelo Governo do Estado. “Investimos em promoção nacional e internacional do destino, na qualificação da nossa cadeia produtiva, na melhoria da infraestrutura turística, nas nossas estradas e na diversificação da nossa oferta, tudo isso com foco na geração de emprego e renda para os potiguares”, sublinha.

A gestora também ressaltou o impacto do turismo sobre diferentes áreas da economia. “O turismo é um setor que movimenta mais de 50 atividades econômicas, e ver esses números nos motiva a continuar trabalhando com ainda mais empenho. O Rio Grande do Norte tem se consolidado como referência no turismo sustentável, competitivo e acolhedor, e esses indicadores refletem a confiança do mercado e a valorização do nosso destino”, completa Marina.

A atuação voltada para a inteligência de mercado é outro diferencial apontado pelos gestores. O diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Raoni Fernandes, defende que o aumento no faturamento está diretamente relacionado às estratégias de longo prazo focadas em perfis de turistas que geram maior impacto econômico.

“É importante falarmos do crescimento no faturamento do setor, para além do crescimento do fluxo, pois está diretamente associado ao trabalho de inteligência de mercado desenvolvido pela Emprotur em parceria com a Embratur que visa identificar praças e públicos que demonstram o comportamento de consumo que interessa ao nosso projeto de sustentabilidade e desenvolvimento a longo prazo”, conta.

Raoni também destaca o desempenho do turismo internacional no Estado, que registrou uma das maiores altas do país. “Não a toa, data do mesmo período o crescimento recorde, e acima da média nacional, de 54% no turismo internacional, um perfil de turista que apresenta maior interesse em diversificar a sua experiência no destino e, consequentemente, deixar mais recursos. O gasto médio do turista internacional de algumas praças chega a ser 10x maior do que o gasto médio do turista nacional/regional, por exemplo”, comunica.

Consolidação do turismo potiguar

Para a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte – ABIH-RN), os números não apenas consolidam o RN como um destino competitivo, mas também revelam os frutos de investimentos em infraestrutura, promoção internacional e segurança, aliados a uma política de interiorização do turismo.

“O momento é oportuno para consolidação desse crescimento com investimentos em infraestrutura e qualificação, garantindo que o RN siga como referência em turismo sustentável e competitivo, disse a ABIH, ratificando que o setor hoteleiro está preparado para receber os visitantes durante o ano inteiro.

Ainda de acordo com a ABIH, embora os números já mostrem um desempenho positivo, ainda há espaço para crescimento do setor. “Com certeza, há espaço para crescer. O destaque dos setores de hotelaria, transporte, bares e restaurantes no levantamento reflete a resiliência e a capacidade de adaptação do trade turístico, mesmo em cenários desafiadores. O Rio Grande do Norte, por exemplo, tem um potencial turístico que pode ser explorado, seja no litoral ou no interior, com oportunidades em ecoturismo, eventos e gastronomia” diz a nota.

“A ABIH-RN continua trabalhando junto aos empresários e ao poder público para fortalecer a cadeia do turismo, gerando emprego e renda para o estado. É o momento de unirmos forças para manter aquecido o setor que é responsável por 35% do PIB do estado”, destaca.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN), considerou o crescimento “muito relevante”, considerando-se o peso e, sobretudo, a capilaridade do turismo estadual como indutor de desenvolvimento.

“De uma maneira geral nós ainda somos meio carentes de dados mais refinados no setor de turismo do estado, mas dentre os que nós acompanhamos, por exemplo por meio do Sirio, temos visto um crescimento com impacto potencial muito relevante na economia do estado. Por exemplo, o chamado Gasto Médio Diário Individual (GMDI) dos turistas que nos visitam na alta estação, subiu entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025 de R$ 405,19 para R$ 447,30 (+10,4%). Também vimos o número de dias nos quais o turista permanece no estado sair de 6,7 para 7,8 (na mesma base de comparação)”, destaca a federação.

Além do fator Carnaval, a Fecomércio-RN atribuiu ao aumento do faturamento do turismo potiguar o barateamento nas tarifas aéreas para Natal (-34% entre 2023/2024 e 2024/2025), o esforço dos empreendedores do setor em reduzir custos de diárias para viabilizar pacotes, por exemplo, e a engorda da Praia de Ponta Negra.

Em relação às expectativas para o segundo semestre, a Fecomércio se mantém otimista. “[As expectativas] são de manutenção deste crescimento. A alta estação de julho deve seguir refletindo todos estes fatores aos quais já nos referimos”, completa.

Faturamento por Estados em março (sem aéreo)

Comparativo com março de 2024

  • BA: 20,4% (R$ 757,3 milhões)
  • RJ: 16,8% (R$ 2,519 bilhões)
  • CE: 13,9% (R$ 593,8 milhões)
  • RN: 13,2% (R$ 127,7 milhões)
  • SC: 12,1% (R$ 711,6 milhões)
  • MS: 11,7% (R$ 166 milhões)
  • ES: 8,7% (R$ 308,5 milhões)
  • SP: 4,8% (R$ 4,525 bilhões)
  • DF: -2,8% (R$ 499,9 milhões)
  • PI: -2,4% (R$ 66,1 milhões)
  • MG: -0,6% (R$ 1,450 bilhão)
  • RS: -6,3% (R$ 1,075 bilhão)
  • RR: -7,1% (R$ 22,2 milhões)
  • MT: -9,7% (R$ 131 milhões)
  • Brasil: 5,9% (R$ 13,6 bilhões)

Informações do IBGE e Tribuna do Norte

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