Os alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal Ivanira Paizinho participaram nesta sexta-feira (23) da ação educativa “Edinho e você enfrentando o Aedes”. A iniciativa faz parte de um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Parnamirim, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), em parceria com o Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação e Inovação (GCTI), e tem como objetivo promover a conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti de forma lúdica e interativa.
A proposta utiliza o personagem “Edinho” como ferramenta educativa para sensibilizar crianças e adolescentes sobre os riscos e formas de prevenção das arboviroses como Dengue, Chikungunya e Zika vírus. O projeto percorre escolas do município levando informação de forma acessível e divertida.
Recentemente, a iniciativa foi selecionada para o XXXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontecerá de 15 a 18 de junho de 2025, em Belo Horizonte (MG). Entre os 26 projetos do Rio Grande do Norte escolhidos para participar, “Edinho e você enfrentando o Aedes” se destacou entre 141 trabalhos inscritos.
O técnico de Vigilância Ambiental e idealizador do projeto, Kleyton Felipe, destacou o impacto positivo da ação: “Nossa intenção é transformar o conhecimento em atitude. Ao envolver os estudantes de forma criativa, conseguimos ampliar o alcance das informações e formar agentes multiplicadores dentro das comunidades”.
De acordo com o técnico de Vigilância Ambiental e idealizador do projeto, Kleyton Felipe, o “agente Edinho” atua como facilitador, promovendo a aproximação com a comunidade, profissionais e crianças. “Através de materiais lúdicos, a proposta reforça a ideia de que todos somos agentes de cuidado à saúde dentro de nossas casas, potencializando o trabalho essencial da Prefeitura no enfrentamento ao Aedes aegypti’, declarou.