O Rio Grande do Norte terá 202 mil assentos em voos no próximo mês, o que representa uma alta de 2% em relação à oferta regular (quase 200 mil assentos), com o incremento de 36 novas operações no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A expansão se dará entre 1º e 30 de junho e é resultado de iniciativas das companhias Azul e Gol, que aumentaram a oferta de olho no aumento de passageiros no período de festas juninas no Estado.
A maior parte das novas operações foi inserida pela Azul Linhas Aéreas, que adicionou 28 frequências extras, entre pousos e decolagens, conectando Natal a novas rotas como Recife (PE), Confins (SP), Belém (PA), e Campinas SP). Já a Gol Linhas Aéreas incluiu oito novos voos, com saídas e chegadas do Rio de Janeiro e de Buenos Aires, na Argentina.
“Esse reforço visa suprir o crescimento na procura por viagens ao Rio Grande do Norte durante o período de festas juninas”, disse a Zurich Brasil, administradora do aeroporto. Estão previstas aproximadamente 1.200 operações no próximo mês, considerando embarques e desembarques regulares e extras.
Diante do anúncio, representantes do turismo no Rio Grande do Norte celebraram as novas operações, as quais deverão resultar em aquecimento para o setor. Sanclair Solon, secretário de Turismo de Natal, disse que a capital vive um momento especial com a confirmação das novas operações. Para ele, a cidade se consolida cada vez mais como um destino desejado por turistas de todas as regiões do Brasil.
“Este incremento na malha aérea é fruto de um trabalho intenso de promoção do nosso destino junto às companhias e operadores turísticos, aliado à crescente visibilidade das belezas naturais, da hospitalidade do nosso povo e da força da nossa cultura”, afirmou.
Antônio Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (Abav-RN), concorda que o trabalho feito pelo setor no estado tem atraído novas operações para o destino potiguar. “A conectividade aérea é um dos pilares para o desenvolvimento do turismo, e iniciativas como essa geram impacto imediato em toda a cadeia. Essa expansão é reflexo direto da crescente demanda por nosso destino, fruto de um trabalho conjunto do trade com ações consistentes de divulgação realizadas pela Emprotur”, pontua Neto.
Para Raoni Fernandes, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), o constante diálogo com as companhias aéreas tem permitido apresentar alguns períodos específicos como oportunidade de mercado.
“A maioria das grandes operadoras triplicou as operações para o RN em 2025, o que significa um reflexo do aumento de buscas pelo destino no mercado nacional. Então, veremos bastante esses acréscimos de voos acontecer durante os próximos anos, pois se trata de ajustes de malha aérea para atender à demanda crescente”, completou Raoni Fernandes.
Em nota, a Secretaria de Turismo do RN (Setur-RN) destacou que “a expansão da malha aérea em junho é extremamente positiva para o turismo do estado”. A pasta apontou que a “ampliação reflete o fortalecimento do destino no cenário nacional e é fruto de um trabalho conjunto entre o governo, por meio da Setur-RN) e Emprotur/RN” e os demais entes do setor.
Informações da Tribuna do Norte