Em uma iniciativa simbólica e direta, motoristas de ônibus, táxis, transporte escolar e opcional vão trocar de lugar com ciclistas para vivenciar a rotina e os riscos enfrentados por quem pedala em Natal. A ação, promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), acontece, neste sábado (24), a partir das 14h30, na Avenida Hermes da Fonseca, trecho entre as ruas Apodi e Jundiaí.
A atividade faz parte da programação do Maio Amarelo, campanha nacional que busca sensibilizar a população para a redução de acidentes de trânsito.
Segundo a secretária de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, a proposta é inverter os papéis para provocar empatia entre os usuários da via. “Queremos que motoristas sintam o que é estar sobre duas rodas, percebam as zonas cegas e compreendam os cuidados que precisam ter. E que os ciclistas também entendam como se comporta um veículo maior, para que todos passem a compartilhar melhor a via pública”, explicou.
A ação conta ainda com a participação da Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte (Acirn), além de operadores do transporte urbano da capital. Jódia Melo ressalta ainda “que a mobilidade urbana deve estar fundamentada na educação, combinada com fiscalização e na manutenção das vias”, e afirma que a abordagem educativa tem apresentado resultados positivos na diminuição dos sinistros e das infrações de trânsito.