Com atuação criticada no escândalo do roubo a aposentados e pensionistas do INSS, o Tribunal de Contas da União (TCU) volta aos holofotes em mais uma polêmica sobre o assunto.
Um dos carros de luxo apreendidos ontem (20) pela Polícia Federal e atribuídos ao lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, está no nome de Thallys Mendes dos Santos de Jesus, esposa do ministro do TCU Jhonatan de Jesus.
Antes de ser alçado ao posto de ministro do TCU, Jhonatan de Jesus era deputado federal de Roraima e filiado ao Republicanos, mesmo partido de Hugo Motta (Rep-PB), presidente da Câmara que já deu sinais de que não vai criar a CPI para investigar a falcatrua.
Ao portal Metrópoles, o ministro disse que o carro foi comprado pelo pai de Thallys e que ele é dono de uma das maiores revendas de veículos de Roraima. O veículo teria sido vendido ao Careca do INSS.
“Nós entregamos o carro antes e foi pago antes de qualquer operação [da PF]. Não tinha nada que desabonasse, era um processo de venda normal.”, diz trecho da nota.
Outro personagem também tem ligações com o Republicanos de Hugo Motta. Trata-se de Jerônimo Arlindo, ex-dirigente da Conafer, uma confederação de “agricultores e empreendedores familiares”, conhecido como Junior do Peixe.