Delegada Paoulla Maués recebe título de Cidadã Potiguar da Assembleia Legislativa

Foto: João Gilberto

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte concedeu na manhã desta segunda-feira (19), em solenidade no Plenário da Casa, título de cidadania norte-rio-grandense à delegada Paoulla Maués. A honraria, de iniciativa do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), reuniu parlamentares, autoridades e familiares da homenageada.

“Nos reunimos nesta manhã para celebrar uma mulher que, com firmeza, sensibilidade e compromisso, inscreve seu nome entre aqueles que honram o solo potiguar. A entrega do título honorífico à Paoulla Maués é mais que uma homenagem: é um ato de reconhecimento e gratidão pública por sua trajetória marcada pela integridade, pela coragem e pela dedicação incansável ao bem comum”, disse Ubaldo.

O parlamentar destacou a trajetória profissional da delegada e enalteceu os serviços prestados em favor da sociedade potiguar. “O nosso estado se engrandece por acolher como filha uma mulher que faz da justiça e da dignidade humana o eixo de sua vida pública. Como delegada da Polícia Civil do RN, Paoulla liderou com coragem e visão. Destacou-se à frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em Parnamirim, e foi a idealizadora do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade – um marco na segurança pública potiguar. Também se destacou por sua atuação como representante da categoria, através da Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol/RN)”, ressaltou Ubaldo.

Ao ser agraciada com o título de cidadã norte-rio-grandense, a delegada ressaltou que a honraria é um reconhecimento compartilhado. Ela expressou “emoção e profunda gratidão”, afirmando que o título vai além de um mérito individual em prol da segurança pública, representando “a acolhida, o pertencimento e a partilha de uma caminhada que nunca foi solitária”. Maués utilizou a metáfora da “estrada” para se referir às pessoas que a apoiaram e guiaram ao longo de sua trajetória – incluindo familiares, amigos, colegas da Polícia Civil e parlamentares – destacando que “o sucesso alcançado é fruto de um esforço coletivo”. Segundo ela, o título recebido na Casa Legislativa é uma “honraria para ser compartilhada” com todos que foram, são e serão sua “estrada”.

Natural de Belém/PA, Paoulla Maués é formada em direito e especialista em ciências penais. Atuou como advogada em Pernambuco antes de ingressar na Polícia Civil, em 2013. Foi delegada nos municípios potiguares de Santana do Matos e São Rafael, além de titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, em Parnamirim. Atualmente é diretora de planejamento e gestão estratégica e atua na delegacia de combate a crimes de racismo, sendo reconhecida pelo trabalho em defesa dos direitos e da segurança.

Estiveram presentes na solenidade o deputado Hermano Moraes (PV), o secretário de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN), Coronel Araújo; a delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Ana Cláudia Saraiva; o assessor de relações cíveis do 3º Distrito Naval, Capitão de mar e guerra, João Ferreira Leal; e o assessor parlamentar da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, Coronel Fabiano de Moura Fontes, além de familiares e amigos de profissão da homenageada. A sessão solene contou ainda com apresentação do ‘Coral da Assembleia’, que recém completou 21 anos.

Deixe um comentário

Rolar para cima