Âncora do Jornal da Band, Eduardo Oinegue teceu críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por suspender o processo de extradição de Vasil Georgiev Vasilev, cidadão da Bulgária preso no Brasil, no mesmo dia em que a Justiça espanhola recusou o pedido brasileiro de extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio. Para o comunicador, a decisão do magistrado do STF elevou a insatisfação com a Corte para um outro patamar.
– Antes dele, o STF era criticado por se meter onde não devia, o tal do ativismo. Agora as críticas são mais duras e talvez já mereçam uma reflexão interna – ponderou, no vídeo intitulado Será que Moraes acha que um traficante e um blogueiro são mais ou menos a mesma coisa?
Na sequência, o jornalista faz uma série de questionamentos sobre a postura do ministro:
– É razoável Moraes tocar processos que não terminam? Disparar ordens de prisão, bloquear perfis nas redes sociais, e distribuir condenações com penas altíssimas? E agora essa recusa do pedido de extração feito pela Espanha de um traficante porque a Espanha não mandou para cá um blogueiro que é um dos quase 900 réus do 8 de janeiro – pontuou.
O comunicador finalizou questionando se não há o risco de o Brasil ser dividido em dois:
– Um onde Moraes faz o que quer, e outro onde as pessoas fazem o que Moraes deixa – concluiu.
Deu no Pleno News