Bares e restaurantes prepararam cardápios de Páscoa e irão estender o funcionamento | Foto: Adriano Abreu
Bares e restaurantes da capital potiguar vivem uma boa expectativa com o feriado prolongado da semana santa e Tiradentes. Os estabelecimentos estão a todo vapor, na expectativa de receber um aumento no fluxo de clientes, o que deverá gerar um incremento entre 5% a até 20% no faturamento, de acordo com projeções da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN (Abrasel). A boa movimentação deve ser observada em razão da procura por pratos com ingredientes tradicionais dessa época, como os peixes, especialmente. As perspectivas seguem boas, mesmo diante da inflação de alguns itens registrada nos últimos meses.
Em uma rede de bares e restaurantes com unidades em Petrópolis, Praia do Meio e Ponta Negra, a projeção é de aumento nas vendas em até 100%. Para Ponta Negra e Praia do Meio, a rede montou um cardápio especial, com croquete de salmão de entrada, camarão empanado com arroz de bacalhau e musseline de jerimum como prato principal. De sobremesa, será oferecido ovo de páscoa no sabor de pistache. Uma programação kids também funcionará como atrativo para as famílias nas duas unidades.
Em Petrópolis, o cardápio não terá nenhuma grande alteração para o período, mas a unidade vai caprichar em um combo de vinhos com preços especiais. “Aqui no bairro, as pessoas têm mais como tradição viajar ou pedir em casa, por isso estamos apostando alto no delivery. Temos uma expectativa de aumento nas vendas de 80%, mas nas duas outras lojas que estão em regiões turísticas a projeção é de incremento de 100%. Estamos muito otimistas, com equipe completa, pronta para trabalhar todos os dias, das 11h30 à meia noite”, afirma João Luiz, maître da unidade de Petrópolis.
Em uma padaria e conveniência localizada na Av. Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul, funcionários se preparavam nesta quinta-feira (17) para deixar tudo pronto. “Aqui nós servimos moqueca de peixe e pratos com filé de merluza e bacalhau, então, a procura nessa época aumenta muito. Aliás, a grande procura já começou. Outro item bem disputado é o nosso pão de Páscoa. Durante o feriado, estaremos abertos todos os dias, adotando o horário de domingo para esta sexta (18) e também na segunda-feira (21), das 7h às 19h”, conta Rosimar Quirino, encarregada da loja.
Paolo Passariello, presidente da Abrasel no RN, diz que a boa previsão relacionada à ocupação hoteleira no estado (que deve chegar a 75%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN) está impactando positivamente as projeções do setor de bares e restaurantes. “Datas como essas sempre são importantes para o setor, gerando expectativa de bom movimento e devido à previsão de boa ocupação dos hotéis, que sempre é um dado positivo para nós. Esperamos boa movimentação em bairros turísticos”, afirma.
Passariello pontua, contudo, que em regiões menos visitadas as previsões se invertem, uma vez que as pessoas aproveitam o longo período de descanso para viajar. “São ações que vão de happy hours estendidos a menus completos, com valores mais convidativos e pratos criados para essas ocasiões”, comenta.
O presidente da Abrasel aponta que a inflação de alguns produtos provoca interferências no faturamento, uma vez que as estratégias são trocar produtos mais caros para outros mais baratos. Ainda assim, o quadro inflacionário não deve espantar a clientela. “Estamos mantendo todos os produtos, mesmo com inflação, porque dessa forma a gente mantém também nossa qualidade”, frisa Rosimar Quirino, encarregada da padaria visitada pela reportagem.
Deu na TN