Emulsificante: substância presente em produtos comuns que pode aumentar risco de câncer em até 46%

Refrigerantes contêm alta concentração de emulsificantes: estudo encontrou associação entre o consumo de emulsificantes e um maior risco de câncer, especialmente de mama e próstata (Foto: Imagem de Igor Ovsyannykov por Pixabay)

 

O estudo Nutrinet-Santé, a maior investigação sobre alimentos no mundo, descobriu uma associação entre o consumo de emulsificantes e diversos tipos de câncer, embora não seja possível ainda estabelecer causalidade. As conclusões da pesquisa indicam que maior ingestão de mono e diglicerídeos de ácidos graxos foi associada a um aumento do câncer em geral, mas especialmente de mama e da próstata.
Pesquisadores ligados à francesa Sorbonne e outras universidades analisaram a ingestão de diversos emulsificantes, substâncias comuns presentes nos alimentos ultraprocessados — de margarinas a sorvetes, passando por refrigerantes e molhos industrializados —, e acompanhou os mais de 90 mil participantes durante vários anos para registar o desenvolvimento da doença.
A pesquisa encontrou um aumento relativo de 15% no risco de câncer em geral, 24% no câncer de mama e 46% no câncer de próstata entre os participantes com maior ingestão de emulsificantes. Algumas pesquisas indicam que certos emulsificantes podem alterar a microbiota intestinal e contribuir para inflamações, o que poderia estar relacionado ao risco de doenças intestinais e, potencialmente, ao câncer colorretal.
Os autores do estudo NutriNet-Santé concluíram que a pesquisa fornece evidências epidemiológicas inéditas que sugerem uma associação entre uma maior ingestão de certos emulsificantes alimentares e maior risco de vários tipos de câncer, enfatizando as implicações potenciais que isso pode trazer para a regulamentação alimentar.

“Neste grande estudo prospectivo, detectamos um aumento na proporção de alimentos ultraprocessados ​​na dieta associado a um aumento significativo superior a 10% nos riscos de câncer em geral e no de mama”, afirmou ao Medical News Today a coordenadora do estudo, Dra. Mathilde Touvier.
Emulsificantes estão presentes em quase tudo
Os emulsificantes são substâncias usadas para misturar ingredientes como água e óleo e podem ser de origem natural (como a lecitina de soja) ou sintética. São amplamente utilizados em alimentos ultraprocessados, mas também podem estar presentes nos cosméticos, como cremes e sabonetes. Não é obrigatório aos fabricantes informarem qual é a quantidade de emulsificante usada nos produtos.
Pesquisa publicada na revista Nature em 2023 associou o maior consumo de emulsificantes a um prejuízo da camada protetora da mucosa intestinal, o que abriria caminho para bactérias oportunistas. A presença destes microrganismos poderia levar a diversas condições inflamatórias como a colite e a doença de Crohn, que podem favorecer o câncer colorretal.

Estudo Nutrinet-Santé
O estudo Nutrinet-Santé é uma investigação que existe desde 2009 e foi o primeiro estudo do seu tipo baseado na internet. Reconhecendo as dificuldades de submeter muitas pessoas a uma dieta controlada, os pesquisadores montaram um banco com as informações alimentares e de estilo de vida centenas de milhares de pessoas da França e da Bélgica.
Além de submeter questionários sobre os hábitos alimentares, são coletadas informações sobre embalagens de alimentos, práticas culinárias e fatores ambientais.
A iniciativa mantém projetos semelhantes no Canadá, no México e no Brasil, em busca de determinar em que medida a alimentação contribui para a saúde humana.

Deu na Gazeta do Povo

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades