Codern abre licitação para dragagem do Porto de Natal

O edital de licitação para dragagem e readequação do canal de acesso ao Porto de Natal foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). O edital estima um valor de R$ 54,5 milhões para execução da obra, que objetiva preparar o terminal para receber embarcações de maior porte, facilitando o aumento da movimentação de cargas, tanto por cabotagem quanto para portos internacionais. O aviso de licitação estabelece o dia 25 de junho como data para a abertura das propostas das empresas concorrentes.

Conforme consta no aviso de licitação, a contratação do serviço será sob regime de empreitada por preço unitário, com modo de disputa aberto, do tipo menor preço. A dragagem do Rio Potengi corresponde à escavação para retirada de sedimentos do fundo do rio. Ação é fundamental para a ampliação da capacidade do porto, permitindo o aumento do calado e, por consequência, do porte das embarcações que o terminal possa receber, o que possibilita melhorar a movimentação do comércio marítimo do Rio Grande do Norte.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, se reuniu nesta terça-feira (1º), em Brasília, com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e a secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Elisa Leonel, para discutir medidas estratégicas para o Porto de Natal. Entre os temas abordados, foi discutida a necessidade de modernização do terminal, investimentos em infraestrutura e sustentabilidade financeira, pontos essenciais para impulsionar a competitividade e a capacidade logística do Estado.

Além da dragagem, a reunião abordou a construção das defensas da Ponte Newton Navarro, um projeto de R$ 47 milhões voltado à segurança da navegação, modernização do porto e fortalecimento da economia potiguar.

A instalação de defensas nos pilares centrais da ponte permitirá a aproximação segura das embarcações de maior porte em qualquer horário. Isso também facilitaria o aumento da movimentação de cargas por cabotagem e para portos internacionais.

Além do impacto positivo na infraestrutura, a dragagem chega em um momento estratégico para a economia marítima potiguar. Segundo o Boletim Resenha Regional do Banco do Brasil, o Rio Grande do Norte tem projeção de crescimento do PIB em 6,7% para 2025, um dos maiores do país.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, detalhou que os futuros investimentos para o Porto de Natal, além de aumentar as exportações que saem do RN, são importantes, também, como uma fonte geradora de empregos para a população no estado.

“Essa ampliação da infraestrutura vai contribuir com esse crescimento e criar condições para expandirmos nossas exportações e atividades produtivas, gerando mais empregos e oportunidades para os potiguares”, disse o secretário.

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento do porto e para a economia do RN. “Precisamos garantir que o Porto de Natal se torne cada vez mais competitivo e moderno, atendendo às demandas de um mercado em crescimento”, afirmou.

“A dragagem do Porto de Natal é fundamental para incentivar e impulsionar o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. Isso trará mais competitividade, mais segurança e mais oportunidades para os trabalhadores”, disse a governadora Fátima Bezerra (PT).

O Porto de Natal é peça-chave na economia do estado, sendo um elo fundamental para a exportação de frutas e outros produtos. A expectativa é que as melhorias ampliem a movimentação de cargas e viabilizem novos negócios para os próximos anos.
Deu na Tribuna do Norte

Deixe um comentário

Rolar para cima
× Receba Novidades