Passageiros observaram as mudanças realizadas pela Zurich e elogiaram o ambiente tranquilo | Foto: Alex Régis
Um ano após o início efetivo das operações da Zurich Airport Brasil, o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, registrou um aumento de voos e passageiros. Ao todo, foram 2.400.701 passageiros em 2024, contra 2.285.476 viajantes – entre embarques e desembarques – no terminal em 2023. O crescimento é de 5%. Em relação a voos nacionais e internacionais, também foi registrado um aumento de 12,2%, saindo de 16.807 (2023) para 18.863 (2024). Além disso, a Zurich, nova concessionária do terminal, investiu R$ 25 milhões no aeroporto no primeiro ano de atividades no Rio Grande do Norte. O contrato de concessão é por 30 anos e foi iniciado oficialmente no dia 19 de fevereiro do ano passado.
O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, disse que o aumento pode ser atribuído “à maior oferta de assentos da Latam, mais frequências para Buenos Aires, pela GOL, e uma agenda integrada de promoção turística entre poder público, aeroporto, trade, companhias aéreas e operadoras”.
“Com relação a novos voos, tivemos recentemente a estreia dos voos diretos da Gol para o Aeroparque, em Buenos Aires, e mantemos um planejamento constante de trabalho junto às companhias aéreas para ampliar frequências e atrair novas rotas. Mas este é sempre um trabalho de médio a longo prazo e que não depende apenas da administração aeroportuária, mas também do poder público e parceiros do turismo”, acrescenta Ricardo.
Atualmente, os destinos operados em Natal são Lisboa, Buenos Aires, São Paulo, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Salvador, Belém, Uberlândia, Recife, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte-Confins e Fortaleza.
Ainda segundo Ricardo Gesse, o planejamento para 2025 “pressupõe a implementação do Hub dos Correios no aeroporto, que terá um impacto econômico importante para o Rio Grande do Norte e contribuirá para a operação de carga no Natal Airport”. Nesta semana, os Correios informaram à TRIBUNA DO NORTE que pretendem iniciar as atividades do hub em junho deste ano.
Outros planos da Zurich incluem a implementação do projeto 400 hertz e PCA, uma iniciativa sustentável que fornecerá energia limpa para aeronaves em solo. O investimento para a instalação destes equipamentos é de R$ 7 milhões. “Esse projeto garantirá a redução de 1.286 toneladas de CO2 por ano, equivalente ao sequestro de carbono por 9.896 árvores da Mata Atlântica”, apontou.
No final do ano passado, foi anunciado um investimento de R$ 185 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que seja realizada a ampliação do terminal. Além dos R$ 185 milhões, junto a outros dois investidores do mercado de capitais, por meio da oferta pública de debêntures incentivadas, o BNDES também aprovou o apoio financeiro adicional no valor de R$ 75 milhões, totalizando R$ 260 milhões em investimento. O objetivo é a modernização e adequação das instalações, para que o Aeroporto tenha maior capacidade operacional.
Nova licitante, novos investimentos
A TRIBUNA DO NORTE visitou as instalações do Aeroporto Aluízio Alves nesta semana e constatou mudanças em vários aspectos no terminal. Passageiros e turistas elogiaram as instalações e apontaram o clima “tranquilo” do aeroporto.
Para os passageiros que vão embarcar, foram delimitadas filas fixas e reorganização dos balcões na área do check-in, além de troca do piso tátil e melhorias no sistema de wayfinding, sistema de sinais, mapas e outras indicações que orientam os passageiros no aeroporto. Um dos pontos destacados pela administradora é o “aeroporto silencioso”, uma das marcas da Zurich em suas operações no país. A iniciativa visa proporcionar bem-estar e reduzir o estresse pré-embarque, por meio do conforto sonoro. Para isso, há painéis espalhados no terminal e os avisos sonoros emitidos são apenas os obrigatórios por lei.
Uma vez embarcado, o passageiro segue pelo mesmo caminho de antes: raio-x e lojas de departamentos até chegar na área de embarque. É nessa área que o viajante percebe outras mudanças, inclusive no pátio dos aviões: salas VIP para voos nacionais e internacionais oferecem bebidas, comida e conforto antes da viagem. Pode-se destacar ainda entre as melhorias 75% das longarinas energizadas, revitalização de pátio, pintura e readequações de pontes de embarque, compra de um novo carro para o Corpo de Bombeiros, limpeza profunda entre os vidros, entre outros detalhes.
“Achei que tem conforto aqui nas instalações, tem os carregadores para o celular. Percebi que é calmo também, tanto no desembarque quanto no embarque”, elogia o turista Paulo Sérgio, 61 anos, que veio de Americana-SP para conhecer Natal junto com a esposa, Liliana Valetich.
Além disso, foi feita a instalação de nove climatizadores provisórios, modernização do sistema de ar-condicionado e aumento do desvio de resíduos para aterros sanitários de 15% para cerca de 90%, em média.
Ainda neste primeiro semestre, a Zurich Airport deve anunciar duas novidades: um banheiro pet para viajantes com seus animais de estimação, já em funcionamento, e uma sala multisensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A sala conta com brinquedos, livros, atividades práticas e estimulativas e um pequeno núcleo com três poltronas idênticas às dos aviões comerciais, com intuito de gerar ambientação em crianças e jovens com o diagnóstico do autismo. A sala está praticamente pronta e deve ser inaugurada ainda no primeiro semestre.
Outra perspectiva da Zurich é promover adequações no mix comercial das lojas e lanchonetes do terminal, com ideia de criar uma padronização entre as marcas presentes.
Mesmo com as mudanças, ainda é possível observar painéis com as cores da antiga concessionária Inframerica – verde, branco e laranja – ainda em fase de substituição, mostrando aos viajantes que há uma transição em curso.
“Assim que cheguei, falei desse assunto, que aqui é muito calmo, tranquilo, diferente de São Paulo, que é um tumulto, aquela correria”, avalia a viajante Rosinei Gazoli, de Osasco-SP, acrescentando ainda que os painéis informativos são acessíveis para busca de informações.
Relicitação foi a primeira do Brasil
O processo até à chegada da Zurich no Aeroporto de Natal foi longo, precisando de intervenções políticas para ser destravado. Desde 2020, quando a Inframerica anunciou a devolução do terminal, foram quatro anos até a nova concessionária começar de fato a operar o equipamento potiguar. Para isso, o terminal virou alvo da primeira relicitação da história do Brasil, precisando passar por uma série de autorizações jurídicas e avaliações junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Somente em janeiro de 2023, o TCU aprovou o projeto de relicitação do contrato de concessão, autorizando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a promover o leilão para relicitação. O evento aconteceu em maio, com lance vencedor do grupo suíço, ofertando um lance de R$ 323 milhões. O valor foi integralmente pago à Inframerica como forma de indenização pelas perdas com o terminal potiguar. Além disso, o Governo Federal pagou outros R$ 199 milhões à empresa.
O Aeroporto Internacional Aluízio Alves foi o primeiro terminal do Brasil transferido para a iniciativa privada, em 2011, e o primeiro aeroporto federal a ser construído do zero pelo setor privado. O terminal foi uma das obras do RN para receber a Copa do Mundo de Futebol, com Natal sediando quatro jogos. A antiga concessionária, a Inframerica, iniciou suas operações em maio de 2014.
Em 2020, a Inframerica anunciou que iria devolver a concessão do aeroporto. A empresa alegou ter investido cerca de R$ 700 milhões em obras de infraestrutura, mas enfrentou dificuldades devido à crise econômica que o país atravessou, especialmente no período inicial da concessão, afetando o turismo na região.
A empresa informou que os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental realizados no início da concessão projetavam um fluxo de 4,3 milhões de passageiros em 2019. No entanto, o número registrado foi de 2,3 milhões, cerca da metade do previsto nos estudos.
Deu na Tribuna do Norte