A casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer realiza neste mês de janeiro a Campanha de Arrecadação de Material Escolar 2025 para atender aos pacientes da instituição que são estudantes da Educação Básica. Durante todo o mês de janeiro, a instituição arrecada os materiais para montar os kits escolares que serão entregues aos alunos em 10 de fevereiro, data que marca o início do ano letivo de 2025.
Em 2024, um total de 177 estudantes passaram pelas atividades do setor educacional da Casa Durval Paiva, dos quais, 65 receberam atendimento educacional hospitalar e domiciliar curricular de forma individualizada por estarem afastados da escola em consequência do tratamento de câncer. Esse atendimento realizado pelo setor educacional da instituição garante a continuidade da escolarização de crianças e adolescentes que ficam impossibilitados de frequentar a escola durante o tratamento oncológico. Algumas das crianças atendidas também são atípicas, apresentando Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Com uma atuação que vai além da Saúde e da Assistência Social, a Casa Durval Paiva também atua na Educação, sendo credenciada como escola pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC). Tendo como referência a Lei Estadual nº 10.320/2018, através duma atuação conjunta com a escola regular do aluno, a instituição garante a escolarização curricular dos pacientes, seja em classes domiciliar ou hospitalar, com salas na Liga Norteriograndense Contra o Câncer e na Policlínica.
O setor educacional da instituição também realiza atividades extracurriculares, como os projetos “Oficina de desenho”, com Ricardo Tinoco, “Educação e Sorriso”, “Educando para nutrir” e “Passeio Terapia”.
O kit escolar montado pela Casa Durval Paiva a partir dos materiais arrecadados com a campanha é padronizado, sendo composto por uma mochila, um estojo de lápis, três lápis grafite, uma coleção de giz de cera, uma coleção de lápis de cor, uma coleção de lápis hidrocor, duas borrachas, um apontador, uma tesoura, uma cola branca (90g), uma régua, duas canetas esferográfica azul, duas canetas esferográfica preta, duas canetas esferográfica vermelha, um corretivo, uma massinha de modelar, um caixa de tinta guache (com seis unidades), um caderno de brochura capa dura, um caderno de uma matéria capa dura, um caderno de 10 ou 12 matérias.
Ao atender às necessidades específicas das crianças, facilitando o aprendizado e a integração escolar, o kit escolar padronizado promove a inclusão dos estudantes e otimiza a vida escolar das crianças, ajudando no desenvolvimento de questões como coordenação motora fina e o reconhecimento das emoções.
A Casa Durval Paiva assegura os direitos educacionais dos pacientes, conforme orienta a Lei de Diretrizes e Base da Educação Básica (BRASIL,2002): “possibilitar o acompanhamento pedagógico-educacional do processo de desenvolvimento e construção do conhecimento de crianças, jovens e adultos matriculados ou não nos sistemas de ensino regular, no âmbito da educação básica e que se encontram impossibilitados de frequentar a escola.”