Números do Anuário da Educação Básica 2024 mostram que 113.818 crianças de 0 a 3 anos no Estado não frequentam a escola | Foto: Alex Régis
Mesmo com decisão judicial e entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a oferta de vagas na educação básica para a primeira infância ainda é uma realidade distante no Rio Grande do Norte. Números do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2024 mostram que 113.818 crianças de 0 a 3 anos no Estado não frequentam a educação infantil, o que corresponde a 57,3% das crianças nessa faixa etária no Estado. Segundo o Anuário, o acesso às creches é realidade para 84.976 crianças.
A publicação do Anuário Brasileiro da Educação Básica reúne dados públicos sobre educação brasileira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Educação, além de análises das informações.
Na avaliação de gestores públicos e especialistas em educação, a explicação para mais da metade das crianças nessa faixa de idade fora da sala de aula tem a ver com uma série de fatores, entre eles o não interesse de parte dos pais em matricular crianças nessa faixa etária, que pode estar associada a uma questão cultural. No entanto, o principal fator elencado é a falta de vagas, em especial no setor público.
“Tem a questão de falta de vagas em algumas cidades para acolher essas crianças, assim como existe a creche na cidade, mas a zona rural não tem e esse acesso do transporte escolar para levar uma criança de 0 a 3 anos se torna um desafio ainda maior. Outro fator relevante é que algumas famílias, por questões culturais, não têm essa dimensão dessa idade de 0-3 anos. Eles optam por essas crianças nessa primeira idade por ter os cuidados familiares ao invés de levarem para uma escola. No caso de crianças de 6 meses, nem todos os municípios ofertam e aqueles que ofertam há uma resistência dos pais de matriculá-los”, explica Joária de Araújo Vieira, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN).
Ainda segundo Joária, as discussões acerca do tema tem sido intensificadas nos últimos anos, mas a realidade de falta de recursos é uma situação que dificulta a vida dos gestores públicos.
“O investimento é um dos pontos cruciais para que essas escolas sejam abertas. Nessa idade esse investimento é maior do que os alunos. Por exemplo: a quantidade de pessoas necessárias para ficar com determinado número de alunos. A cada dez alunos precisamos ter o professor e dependendo da idade, um cuidador. A infraestrutura, no caso do berçário, tem que ter o horário do sono, do descanso. É uma logística completamente diferente das crianças maiores”, cita.
A coordenadora de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Daniela Mendes, explica que a educação infantil é dividida em duas etapas diferentes: a creche, que atende crianças de 0 a 3 anos e não é obrigatória e a pré-escola, que atende de 4 a 5 anos, etapa que compreende educação básica e obrigatória.
“Nacionalmente, o problema de acesso à pré-escola já está bastante avançado no sentido de resolução. Estamos próximos de atingir uma universalização dessa etapa. Nosso grande desafio se concentra realmente nas creches. Por não ser uma etapa obrigatória, isso faz com que a prioridade política seja menor por parte dos governantes. Os municípios tendem a priorizar as ações da pré-escola e as ações das creches acabam sendo despriorizadas, mesmo com a decisão do STF. É importante considerar que os municípios, principais responsáveis, muitas vezes são o elo mais frágil na cadeia dos entes federados, tanto tecnicamente e financeiramente”, cita.
“Os impactos dessa falta de capacidade dos municípios de atender essa demanda são justamente reflexos que aumentam a situação de pobreza e vulnerabilidade das crianças, porque o problema da falta de creche afeta principalmente as crianças que mais precisam, em famílias vulneráveis, e que seriam as mais beneficiadas”, acrescenta.
Recursos
O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos, comenta que a decisão do STF ainda não é cumprida em sua totalidade pelos municípios por falta de recursos. O gestor cita, por exemplo, que viabilizar uma creche com todas as suas particularidades, com insumos e recursos humanos, têm altos custos.
“Observamos esse número como algo preocupante, mas ao mesmo tempo, os municípios ofertam, sim, dentro dos seus limites de capacidade da estrutura que possuem. O STF e Governo Federal impuseram aos municípios essa incumbência de assumir as creches, mas o problema é que as transferências de recursos para a educação não cobrem essas atividades de creche”, analisa, explicando ainda que o tema já é objeto de discussão na Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em busca de um PL para ampliar o Fundeb para as creches e pré-escolas.
O tema não é novo. Neste ano, uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) apontou que pelo menos 28 municípios do Rio Grande do Norte não garantiam vagas suficientes em creches para crianças de até 03 anos. Em Natal, a questão de falta de vagas em creches e pré-escolas tem sido tema de debates intensos nos últimos anos, tendo sido um dos assuntos mais debatidos na campanha eleitoral deste ano.
Decisão
Em setembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é dever do Estado garantir vagas em creches e pré-escolas para crianças de 0 a 5 anos de idade. O STF julgava um caso impetrado pelo município de Criciúma-SC, que defendia que o poder público deveria cumprir esse papel na medida de suas possibilidades, uma vez que nem sempre há recursos suficientes. Além disso, dizia que o Poder Judiciário não poderia interferir nos planos e metas municipais.
Na época da votação, dos 11 ministros, dez votaram no sentido de negar o recurso. A decisão do STF na época passou a ter repercussão geral, o que significa que o entendimento adotado neste caso será aplicado em outros casos semelhantes.
“O Poder Público tem o dever jurídico de dar efetividade integral às normas constitucionais sobre acesso à educação básica”, entendeu o plenário à época.
Femurn: universalização custaria R$ 840 milhões
A universalização de vagas em creches no Rio Grande do Norte custaria pelo menos R$ 840 milhões aos cofres públicos, segundo estatísticas da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte repassadas à TRIBUNA DO NORTE.
Segundo os dados da Femurn, a projeção do IBGE para a população de 0 a 3 anos no RN em 2024 é de 162.047, tendo 46.818 alunos matriculados. Para chegar ao cálculo, a Femurn pegou a diferença de 115.229 e se os municípios fossem absorver todos os alunos de creche tempo integral multiplicando pelo valor de R$ 7.293,11 (valor aluno ano da creche tempo integral), resultando em R$ 840.377.772,19.
Nesse sentido, Luciano Santos aponta que é necessária uma política de cofinanciamento por parte do Ministério da Educação (MEC) para a pauta. Segundo ele, municípios não conseguem custear a política pública sozinhos.
“Os municípios ofertam, mas dentro de suas limitações. Existe uma necessidade gritante de prefeitos e prefeitas para suprir em sua totalidade de capacidade essa necessidade. Agora, a infraestrutura de educação de creches e pré-escola ainda é inadequada em todo nosso território brasileiro e no RN. O que queremos é um cofinanciamento para termos essa estrutura adequada e para custearmos a mão de obra necessária. O professor de creche é diferenciado do professor da educação básica da criança já na sua fase de pré-escola”, acrescenta.
Informações da Tribuna do Norte