Pesquisas trazem más notícias para candidatos de Lula em 19 capitais

Foto: José Cruz

 

Faltando menos de 24 horas para o início do primeiro turno das eleições municipais de 2024, resultados das pesquisas eleitorais divulgadas neste sábado (5), mostram que os candidatos apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registraram números ruins em ao menos 19 capitais do Brasil. Os eleitores de todo o país vão às urnas neste domingo (6) para escolha de prefeitos e vereadores.

O levantamento da Gazeta do Povo levou em consideração os resultados das pesquisas do instituto Quaest. Os números são dos votos válidos (excluídos indecisos, nulos e brancos) dos cenários estimulados, onde os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento das entrevistas. As pesquisas de véspera do primeiro turno foram registradas na Justiça Eleitoral (veja abaixo as metodologias).

Em Belo Horizonte, por exemplo, o presidente Lula apoia a candidatura de Rogério Correia (PT), que apareceu com apenas 7% das intenções de voto. Na capital mineira, a corrida é liderada por Bruno Engler (PL), que apareceu com 30%, numericamente à frente do atual prefeito Fuad Noman (PSD), com 25%, e de Mauro Tramonte (Republicanos), que somou 20%.

Além de BH, as candidaturas próprias do PT enfrentam dificuldades em diversas outras capitais. Em Porto Alegre, a deputada Maria do Rosário (PT) aparece com 26% das intenções de voto e está numericamente empatada com Juliana Brizola (PDT) com 23%.

Ambas estão atrás do atual prefeito Sebastião Melo (MDB), que somou 50% das intenções de votos válidos, na pesquisa estimulada da Quaest (votos válidos). Já em Cuiabá, o instituto mostrou Lúdio Cabral (PT) com 24%.

O petista está atrás de outros candidatos, como Eduardo Botelho (União), com 36%; e Abílio Brunini (PL), com 35%. Em Natal, a candidata do partido de Lula, Natália Bonavides, apareceu com 25% na Quaest. Segundo a pesquisa, Paulinho Freire (União) e Carlos Eduardo (PSD) somam 37 e 35%, respectivamente. Eles e estão numericamente empatados.

A candidatura apoiada por Lula também enfrenta dificuldades em Campo Grande, onde Camila Jara (PT) somou apenas 7%. Na capital do Mato Grosso do Sul, três candidaturas estão numericamente empatadas: Rose Modesto (União), com 31; Beto Beto Pereira (PSDB); e Adriane Lopes (PP), com 30%, cada.

Em Manaus, o candidato petista, Marcelo Ramos, tem 7%, de acordo com a Quaest. Ele está atrás de Davi Almeida (Avante), 36%; Capitão Alberto Neto (PL), 21%; Roberto Cidade (União), 20%; e Amom Mandel (Cidadania), com 16%.

O cenário se repete em Florianópolis, onde Lela (PT) também registrou 7% na pesquisa de véspera do primeiro-turno. Na capital de Santa Catarina, o prefeito Topazio Neto (PSD) tem 53%; seguido por Marquito (Psol): 21%; e Dário Berger (PSDB): 14%.

Já em João Pessoa, o levantamento do instituto mostrou Luciano Cartaxo (PT), com 12%. O atual prefeito da capital da Paraíba, Cícero Lucena (PP), apareceu à frente com 55%, seguido por Ruy Carneiro (Podemos), com 17%, e Macelo Queiroga (PL), com 16%.

Ainda nas pesquisas da Quaest, a petista Candisse Carvalho somou 8% em Aracajú. A candidatura do PL, Emília Corrêa, apareceu com 43%; Luiz Roberto (PDT), tinha 23%; e Yandra (União), 18%.

Em Vitória, no Espírito Santo, João Coser (PT), apareceu com 22%, numericamente empatado com Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB): 23%. Segundo a pesquisa, o atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) somou 50%.

Candidatos apoiados por Lula 

Em Salvador, o PT apoia a candidatura Geraldo Júnior, do MDB, e que apareceu com 15% das intenções de votos no levantamento da Quaest. O atual prefeito Bruno Reis (União) lidera com 74% dos votos válidos, segundo a pesquisa estimulada do instituto.

Já em Maceió, Lula também se aliou ao MDB na candidatura de Rafael Brito, ligado ao senador Renan Calheiros, e que aparece com 16% na pesquisa deste sábado. A disputa na capital alagoana é liderada pelo atual prefeito, João Henrique Caldas, o JHC, do PL e ligado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Segundo a pesquisa, ele soma 77% das intenções de voto.

Em Curitiba, por exemplo, o PT abriu mão de uma candidatura própria e Lula apoia Luciano Ducci (PSB), que apareceu com 18% na Quaest. O levantamento mostra o atual prefeito e candidato à reeleição Eduardo Pimental (PSD), em 1º lugar, com 26%, seguido pela jornalista Cristina Graeml (PMB), com 21%. Graeml e Ducci estão tecnicamente empatados.

Em Belém, o prefeito e candidato à reeleição, Edmilson Rodrigues (Psol), tem 13%. O aliado de Lula apareceu atrás de Igor Normando (MDB), que tinha 43% de intenções de voto, e do Delegado Éder Mauro (PL), que apareceu com 26% na pesquisa da véspera do 1º turno.

Já em São Luís, o atual prefeito Eduardo Braide (PSD) estava com 64%, à frente de Duarte Júnior (PSB), com 25%, que tem o aval de Lula na cidade.

Na capital do Acre, Rio Branco, a Quaest apontou o atual prefeito Tião Bocalom (PL) com 58%. Ele é seguido por Marcus Alexandre (MDB), com 32%, e Dr. Jenilson (PSB), com 5%. Em Macapá, o PT apoia a candidatura de Paulo Lemos (Psol), que teve 7% e está atrás de Dr. Furlan (União), com 86%.

Em Boa Vista, o candidato do PV e que conta com o aval de Lula, Markus Nakashima, aparece com 2%. O prefeito Arthur Henrique (MDB) tem 72%; seguido por Catarina Guerra (União Brasil): 25%.
Por último, em Porto Velho, a Quaest mostrou Célio Lopes (PDT) com 10%, atrás de Mariana Carvalho (União): 52%; Léo (Podemos): 22% e Juíza Euma Tourinho (MDB): 11%.

Deu na Gazeta do Povo

Deixe um comentário