A DTA Engenharia, empresa responsável pela engorda da Praia de Ponta Negra, deve iniciar nesta terça-feira (20), a montagem da tubulação necessária para a atuação da draga que irá executar os serviços. O aterro em si só deve ser iniciado entre o final deste mês e o início de setembro, conforme previsão da empresa. Para a manhã desta terça, segundo informações da DTA, está previsto o aterro para a instalação dos tubos. A montagem deve começar no início da tarde.
O secretário Carlson Gomes, de Infraestrutra, explicou que, após montar a tubulação, a obra finalmente poderá começar. “A tubulação permitirá a draga chegar à areia da praia para executar os trabalhos. Por isso, os tubos serão espalhados tanto na água quanto na areia. Sem eles, a máquina não tem como dragar e jogar os sedimentos para o aterro. Teremos entre três e quatro canais do tipo”, afirma Gomes.
A montagem nos trecho onde os canais serão implantados irá durar em torno de cinco dias. O primeiro a ser montado está localizado nas proximidades do hotel Sehrs, onde já está instalado o canteiro de obras da engorda. “Além dos tubos, teremos apenas a colocação de sinalizações, que serão feitas simultaneamente”, disse o secretário. A draga responsável pela obra está no Porto de Luís Correia, no Piauí, para manutenção preventiva. Ela deve retornar à capital potiguar até o final deste mês.
Procurada nesta segunda-feira (19), a DTA não quis cravar uma data para o retorno da máquina e início dos serviços. A empresa manteve as informações repassadas à TRIBUNA DO NORTE na semana passada, de que as obras começarão até 7 de outubro, mas com possibilidade de início já no final de agosto. “Se tudo der certo no processo de montagem dos tubos, acredito que a obra começa na semana que vem, dia 28. A draga deve chegar aqui novamente entre os dias 25 e 26”, acrescenta o secretário de Infraestrutura de Natal.
A engorda de Ponta Negra é a sétima a ser realizada pela DTA Engenharia, vencedora da licitação junto com a AJM, outra empresa que compõe o consórcio responsável pelo aterro. O investimento total original é de aproximadamente R$73 milhões. A expectativa da prefeitura é concluir os serviços em 90 dias. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, a praia não ficará interditada durante a execução dos serviços, que serão feitos a cada 200 metros.
“A obra demora em torno de 90 dias e a praia de Ponta Negra não ficará interditada. A execução das obras se dará sempre entre 200 e 300m, trecho a trecho. Coloca-se o tapume, isola-se aquela área, inclusive começaremos do Hotel Serhs para cá que tem pouca atividade comercial e aí termina o trecho, libera e vai para o próximo. O prejuízo será de 5 a 7 dias, por trechos. Isso não inviabiliza as atividades quem quiser utilizar a praia para balneabilidade, recreação e turismo”, disse.
O projeto da engorda de Ponta Negra está em discussão há vários anos em Natal e será um alargamento na faixa de areia da praia, com até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. A obra é considerada primordial para a praia, que há anos sofre com a erosão costeira provocada pelo avanço do mar e que tem modificado a estrutura do Morro do Careca, descaracterizando sua paisagem.
Deu na Tribuna do Norte