A Nasa divulgou novas imagens do telescópio Espacial James Webb nesta terça-feira (12).
As fotos mostram como as câmeras do Webb podem observar através da poeira cósmica, abrindo caminho para que os astrônomos entendam como as estrelas se formam e mostrando mais detalhes sobre buracos negros.
Uma das capturas foram feitas em uma região de estrelas chamada NGC 3324 na Nebulosa Carina. A área é conhecida como “Penhascos Cósmicos” e parece montanhas em uma noite enluarada.
A transmissão ocorreu no canal da Nasa no YouTube, abaixo (em inglês):
Na segunda (11), a agência americana, em parceria com a ESA (Agência Espacial Europeia) e a CSA (Agência Espacial Canadense), mostrou a primeira imagem colorida do telescópio James Webb. A divulgação da fotografia foi feita pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Na semana passada, a Nasa publicou uma lista dos cinco objetos celestes escolhidos para a estreia do Webb. Entre elas estão duas nebulosas — enormes nuvens de gás e poeira lançadas no espaço por explosões estelares que formam berçários para novas estrelas — e dois conjuntos de aglomerados de galáxias.
O Webb, utiliza, principalmente o espectro infravermelho para suas observações e é cerca de 100 vezes mais sensível do que o Telescópio Espacial Hubble — que está orbitando a Terra a 547 quilômetros de distância e opera principalmente nas áreas óptica e ultravioleta.